• Mônica Ann Diniz

Iluminância e Luminância




Iluminância ( E )

A iluminância é uma das principais grandezas luminotécnicas, sendo utilizada como critério para projetos de iluminação. Pode-se entender iluminância como sendo o fluxo luminoso incidente numa determinada área. Ficando sua unidade de medida o Lux (lx), definido por lúmen / metro quadrado.

E (lx) = Φ (lm)/A (m2)

O conceito de iluminância está profundamente ligado a realização de tarefas visuais e é por esta razão que a Associação de Normas Brasileiras Técnicas (ABNT) adota esta grandeza como referência para uma iluminação adequada conforme as características das atividades e pessoas que as exercem. A NBR 8995 define os padrões a serem seguidos para atividades de trabalho em ambientes de interiores. Incluindo-se aqui as atividades relacionadas a museus e exposições. Esta tarefa aparentemente simples de adequação, na verdade opera com situações de subjetividade, sendo necessário a constante revisão das condições de trabalho e de realização das diferentes atividades perante os avanços tecnológicos do mundo moderno.


Luminância ( L )

Luminância é na verdade a única grandeza percebida pelo olho humano. Sua definição consiste na razão entre a intensidade luminosa e a área projetada na direção do observador. Sendo assim, sua unidade é cd/m2.

Aparentemente simples é uma grandeza que exige grande capacidade de abstração, pois está relacionada com dois fatores: a excitação visual e contrastes. A primeira é a maneira como o olho recebe a informação visual, e o segundo é determinante no esforço visual necessário para interpretar a informação recebida. A combinação desses fatores tem grande influência psicológica no indivíduo. Ambientes com luz excessiva e grande contraste são mais excitantes enquanto ambientes sombrios e de pouco contraste, mais acinzentados, podem provocar a sensação de abatimento e desanimo.


Seu cálculo simplificado pode ser obtido pela equação abaixo.

L = I/ (A. cosα)

onde,

  • A = área da superfície iluminada

  • α = ângulo de incidência da Iluminância ( I )

Na figura abaixo a Iluminância incide perpendicularmente na superfície, que reflete formando o ângulo α a luminância que é percebida pelo observador.



http://slideplayer.com.br/slide/1232394/ (slide 14)

MD Light  -  md_projetos@yahoo.com.br   -  wpp 99156-5038  -   Rio de Janeiro, Brasil

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social
  • Preto Ícone LinkedIn