• Mônica Ann Diniz

Temperatura de Cor e IRC


Temperatura Correlata de Cor (TCC)

Temperatura de cor é um termo que tem sua origem na observação da relação entre a aparência de cor da chama do maçarico e a sua temperatura. Portanto, a unidade que se utiliza para classificar essa grandeza, o Kelvin ( K ), está ligada a temperatura da chama do maçarico no momento em que este emite um determinado comprimento de onda ( ʎ ).

É na verdade uma unidade indireta, já que cor não tem temperatura, mas que se tornou usual e aceita como uma das características da fonte luminosa. Os fabricantes usam TCC (K) para expressar o comprimento de onda aparente que a fonte luminosa emite. Lembrando que, em sua maioria, as fontes não são monocromáticas, essa cor percebida pelo observador significa uma maior emissão de um determinado comprimento de onda do espectro visível.

Assim, classificam-se as fontes luminosas como quentes, neutras e frias, quando nas faixas de 2000 K até 3000 K; de 3000 K até 4200 k; e acima de 4200 k, respectivamente.


http://www.newline.ind.br/wp-content/uploads/2014/07/Temperatura-de-cor.jpg


Índice de Reprodução de Cor ( IRC )

O índice de reprodução de cor é na verdade uma referência percentual ( mas não expressa em %, sendo sua unidade adimensional ), do quão próxima é a sensação que o observador tem de cor, quando uma fonte luminosa incide sobre a superfície observada em comparação a um referencial de cor.

Esse índice foi estabelecido através de pesquisas estatísticas considerando como padrão os resultados obtidos para o radiador integral (corpo negro), e aplicando comparativamente as curvas espectrais da fonte, da superfície refletora e a curva de eficácia espectral (que avalia a percepção visual do observador médio).

A luz, como forma de energia, irradia em vários comprimentos de onda (visível e invisível), e conforme a sua potência é possível medir e obter desta forma as curvas espectrais mencionadas acima. Relacionando intervalos de comprimento de onda com potência por metro quadrado.

Vale lembrar que o espectro visível vai de 380 nm a 780 nm, indo do violeta ao vermelho, conforme a figura abaixo.


https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQez-eh5SCfBbr7uBDnFfGPgSO2Kp_a1C07e2b859WsvRVnYCR-NA

0 visualização

MD Light  -  md_projetos@yahoo.com.br   -  wpp 99156-5038  -   Rio de Janeiro, Brasil

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social
  • Preto Ícone LinkedIn