top of page
Buscar
  • Mônica Ann Diniz

Projeto de Iluminação da Basílica Santa Teresinha do Menino Jesus

Atualizado: 28 de abr. de 2022


foto: Erik B. Pinto

A Basílica, tombada em 2003, de estilo romano tem cerca de 550 m2 englobando na Nave Principal, a assembléia e o presbitério, e atingindo 14 m de altura no vão central. O imóvel idealizado pelo Engenheiro Arquiteto Antonio Vicenti, tem seus altares feitos em mármore, piso em mosaico, paredes e teto pintados em tons de rosa. Os vitrais em todo perímetro são obra de Cavaliere Formenti, retratando os principais fatos da vida de Santa Teresinha. O presbitério, onde encontra-se o altar principal com a imagem desta Santa, é coberto por uma abóboda ornamentada com uma bela pintura da mesma. A assembleia, dividida em três áreas por colunas de mármore com arcos ao longo, tem um teto em arco na cor rosa, sendo iluminada por 18 pendentes. Possui também 2 altares laterais e 5 nichos com imagens de santos.

O projeto luminotécnico teve como objetivos a valorização da arquitetura, economia energética e o aumento da iluminância para atender as necessidades de leitura durante as celebrações.

A tecnologia led foi escolhida por suas dimensões diminutas, adaptando-se perfeitamente as condições de patrimônio tombado, e sua eficácia energética.

Fez-se o retrofit nos pendentes da assembléia, no altar principal, nas arandelas, e na sanca superior, onde lâmpadas fluorescentes e incandescentes foram substituídas por leds e tuboleds, proporcionando uma economia de, aproximadamente, 60% na carga elétrica instalada.

Nos arcos, afresco e frase acima do presbitério, e nas proximidades das imagens dos altares, foram instalados perfis da Led Profiles com fitas de led da Eklart de 19,2 W, 14,4 W e 9,6 W oferecendo destaque e uniformidade. Já nos nichos utilizamos laser point de led 2 W criando maior dramaticidade.

A nova iluminação com 3000 K, composta de luz direta e indireta, alcança um nível médio de iluminância na assembleia entre 180 e 250 lux e no presbitério de 200 a 350 lux, além de possuir uma excelente flexibilidade para a composição de cenas.

O conjunto das modificações realizadas, com instalações discretas, versatilidade e economia, gera o conforto visual na realização das liturgias, e a sensação de aconchego para as orações nos horários intermediários, garantindo, assim, a beleza e praticidade do projeto.

36 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page